MODELOS AGROMETEOROLÓGICOS PARA ESTIMATIVA DO RENDIMENTO DE MIMO, EM FUNÇÃO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O déficit hídrico é o fator que mais tem contribuído para as reduções nas safras de milho, no Estado do RioGrande do Sul. Neste sentido, a quantificação das relações entre água e rendimento de grãos pode fornecer informaçõesimportantes, particularmente para o estabelecimento de modelos de relação planta-clima. Neste trabalho, foram ajustados evalidados modelos de regressão linear múltipla e de Jensen, relacionando o rendimento de grãos de milho com o consumorelativo de água (ETr/ETm) em diferentes períodos do ciclo da cultura. Os dados de rendimento e fenologia foram obtidosem experimentos conduzidos em Taquari, São Borja, Santo Augusto e Veranópolis, no período de 1975/76 a 1989/90. Asanálises foram feitas para os grupos de maturação precoce e normal, num total de 89 dados para cada grupo. Os dois modelostestados apresentaram bom desempenho na estimativa do rendimento. Na validação dos modelos, verificou-se elevada asso-ciação entre o rendimento relativo observado e previsto pelos modelos, com coeficientes de correlação variando entre 0,893e 0,946.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.