TOXIDEZ POR COBRE EM VINHEDOS
Resumo
A aplicação de produtos fitossanitários à base de cobre em viticultura vem sendo empregada há muitos anos. NoRio Grande do Sul o uso de calda bordalesa (com I% de CuSO 4 ), obrigatoriamente, faz parte do sistema de produção de uva.Vem sendo constatados teores altos de Cu nos solos de vinhedo e teores altos nas folhas das videiras que recebem taistratamentos. Até o momento não foram relatados sintomas de toxidez na videira nestas condições, somente ocorrendo problemasquando se reimplanta vinhedo. Visando evitar futuros danos as videiras, aos solos e à água subterrânea, novas formas deaplicação do produto deverão ser adotadas, como aspersões em baixo volume e em menores concentrações. Calagem e aplicaçõesmaciças de matéria orgânica são práticas que podem ser usadas para minimizar o problema. Em alguns casos, suspender oureduzir as aplicações de produtos à base de Cu, pode ser necessário.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.