RELAÇÕES DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO MÁXIMA DO GIRASSOL (Helianthus annuns L.) COM A EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA E COM A RADIAÇÃO SOLAR GLOBA

  • RONALDO MATZENAUER
  • JAIME RICARDO TAVARES MALUF
  • ARISTIDES CÂMARA BUENO
Palavras-chave: agrometeorologia, relações hídricas

Resumo

A baixa disponibilidade hídrica é um dos fatores limitantes ao crescimento e desenvolvimento das culturas de verão no Rio Grande do Sul. Estudos visando a determinação de coeficientes de estimativa das necessidades hídricas são importantes para a recomendação de irrigação buscando minimizar o problema. Com este objetivo, relacionou-se a evapotranspiração máxima da cultura do girassol (ETm) com a evapotranspiração de referência (ETo) e com a radiação solar global (Rs), para obtenção das razões ETm/ETo (coeficiente Kc,) e ETm/Rs (coeficiente Kc 2), em diferentes subperíodos da cultura. O trabalho foi desenvolvido no Centro de Pesquisa de Fruticultura de Taquari/ RS (29°48' de latitude Sul, 51 °49' de longitude Oeste e 76 m de altitude), durante os anos agrícolas 1987/88. 1989/90, 1990/91 e 1991/92. A razão ETin/ETo média no ciclo total (da semeadura até a maturação fisiológica) foi de 0,77, enquanto que. para a razão ETm/Rs, o valor médio foi de 0,48. O subperíodo onde foram verificados os maiores valores para os dois coeficientes, foi do início ao final da floração, com valores médios de 1,12 e 0.71. respectivamente, para Kc, e Kc 2 .

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-12-30
Como Citar
MATZENAUER, R.; MALUF, J. R. T.; BUENO, A. C. RELAÇÕES DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO MÁXIMA DO GIRASSOL (Helianthus annuns L.) COM A EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA E COM A RADIAÇÃO SOLAR GLOBA. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 241-247, 30 dez. 1999.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2