EFEITO DE SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ROTAÇÃO DE CULTURAS SOBRE O RENDIMENTO DE GRÃOS DE MILHO
Palavras-chave:
preparo convencional de solo, cultivo mínimo, plantio direto, Zea mays L.Resumo
Para avaliar o efeito do manejo de solo e de rotação de culturas sobre o rendimento de grãos de milho, acompanhou-se durante quatro anos experimento instalado em Passo Fundo, RS. Neste, foram comparados quatro siste- mas de manejo de solo — 1) plantio direto, no inverno e no verão, 2) preparo convencional de solo com arado de discos + grade de discos, no inverno e semeadura direta, no verão, 3) preparo convencional de solo com arado de aivecas + grade de discos, no inverno e semeadura direta, no verão e 4) cultivo Mínimo com escarificador. no inverno e semeadura direta. no verão — e dois sistemas de rotação de culturas: sistema I (trigo/soja e ervi haca/mi lho) e sistema II (trigo/soja, aveia preta ou aveia branca/soja e ervi lhaca/mi lho). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com parcelas subdivi- didas e três repetições. A parcela principal foi constituída pelos sistemas de manejo de solo, e as subparcelas, pelos sistemas de rotação de culturas. O rendimento de grãos de milho cultivado no plantio direto e no cultivo mínimo foi superior ao milho cultivado nos preparo convencional de solo com arado de discos e com arado de aivecas. Não foram observadas diferenças significativas no rendimento de grãos de milho em decorrência da rotação de culturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.