INTERFERÊNCIA DO ARROZ-VERMELHO, DESSECADO POR HERBICIDAS NÃO-SELETIVOS, NO ARROZ IRRIGADO: II. RENDIMENTO DE GRÃOS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

  • RODRIGO NEVES
  • NILSON GILBERTO FLECK
  • VALMIR GAEDKE MENEZES
Palavras-chave: Oryza saliva, cultivo mínimo, adubação nitrogenada, resteva, semeadura direta.

Resumo

O arroz-vermelho (Oryza saliva L.) é considerado a planta daninha mais problemática da orizicultura gaúcha.Várias técnicas são utilizadas para diminuir sua infestação na cultura do arroz irrigado, dentre estas, os sistemas reduzidos decultivo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos do manejo químico do arroz-vermelho, no sistema de semeadura direta,sobre o rendimento e características agronômicas do arroz irrigado, bem como definir a época em que tal manejo pode serrealizado. Para isso, foi conduzido experimento em condições de campo no período 1996/97. Foram testados os seguintestratamentos: épocas de dessecação do arroz-vermelho (10, 6 e 2 dias antes e 2 dias após a semeadura do arroz), herbicidas não-seletivos (sulfosate, nas doses de 825 e 1650 g/ha, e paraquat 400 g/ha), acrescidos de duas testemunhas sem aplicação deherbicida (com e sem adubação nitrogenada de base), e sistemas de semeadura do arroz irrigado (na presença e na ausência dearroz infestante). Os resultados evidenciaram que a presença de resíduos de arroz-vermelho interfere negativamente no rendi-mento de grãos da cultura, principalmente, quando a semeadura ocorre em data próxima às aplicações de herbicidas. Dentre osherbicidas utilizados, o sulfosate, em especial a dose menor, ocasionou reduções para a maioria dos parâmetros avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-08-31
Como Citar
NEVES, R.; FLECK, N. G.; MENEZES, V. G. INTERFERÊNCIA DO ARROZ-VERMELHO, DESSECADO POR HERBICIDAS NÃO-SELETIVOS, NO ARROZ IRRIGADO: II. RENDIMENTO DE GRÃOS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 1, p. 63-70, 31 ago. 1999.

Most read articles by the same author(s)