Ocorrência sazonal de joaninhas predadoras (Coleoptera, Coccinellidae) coletadas num pomar cítrico com tratos culturais ecológicos, em Montenegro, Rio Grande do Sul
Resumo
A ocorrência de joaninhas predadoras (Coleoptera, Coccinellidae) em pomares de laranja Valência, no município de Montenegro/RS foi verifi cada seguindo o padrão sazonal. Amostras obtidas à freqüência mensal, durante o período de janeiro a dezembro de 2002, a partir de 30 árvores de um pomar com tratos culturais ecológicos resultaram na identifi cação de 14 espécies de coccinelídeos. Os coccinelídeos, de modo geral, foram numericamente mais freqüentes de julho a setembro (inverno), sendo que 81% correspondem a Coccidophilus citricola Brèthes, 1905. Apesar do grande número de indivíduos no inverno, sete das quatorze espécies apresentaram, individualmente, picos populacionais na primavera.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.