Avaliação econômica da produção de tomate ecológico: uma alternativa para a pequena propriedade
Resumo
O objetivo central do presente estudo foi de fazer uma avaliação econômica de duas técnicas de produção do tomate ecológico: a campo e em estufa. Os resultados da análise permitem inferir que ambas as formas de produção ecológica deste produto são economicamente viáveis, pois têm um alto retorno sobre os investimentos iniciais feitos de forma que em menos de meio ano o produtor pode recuperá-los. Embora estas técnicas de cultivo avaliadas ainda sejam incipientes, seus resultados indicam que podem ser importantes alternativas para a pequena propriedade, pois são altamente rentáveis e exigem poucos investimentos para sua adoção. Além disso, o cultivo em estufa pode ser estendido para outros tipos de produtos aproveitando os mesmos investimentos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.