Efeito da supressão da irrigação em diferentes estádios reprodutivos na qualidade de sementes de arroz irrigado
Resumo
A pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da supressão da irrigação por inundação em diferentes estádios reprodutivos na qualidade das sementes de arroz das cultivares BRS Atalanta, BRS Querência e BRS 7 Taim. A supressão da irrigação foi realizada em quatro estádios reprodutivos distintos: exerção da panícula (R3), grão leitoso (R6), grão pastoso (R7) e maturidade completa (R9). A qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, frio, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e sanidade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco repetições. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Para as condições edafoclimáticas em que foi realizado o experimento, não se verificou o efeito da supressão da irrigação na qualidade de sementes das cultivares de arroz irrigado BRS Atalanta, BRS Querência e BRS Taim. As condições climáticas contribuíram para a manutenção da lâmina de água na lavoura até próximo à colheita.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.