DISTRIBUIÇÃO DO TAMANHO DE PARTÍCULAS DO SEDIMENTO DETERMINADA A CAMPO E EM LABORATÓRIO

  • JOÃO ALFREDO BRAIDA
  • ELEMAR ANTONINO CASSOL
Palavras-chave: solo, erosão hídrica, sedimento, tamanho de partículas., Solo., Erosão., Hídrica., Sedimento., Tamanho de partículas., Erosão hídrica.

Resumo

O tamanho e a densidade das partículas de solo desagregadas determinam a transportabilidade das mesmas durante o processo de erosão hídrica. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a distribuição do tamanho de partículas do sedimento, em amostras de enxurrada de duas procedências, efetuada a campo e em laboratório, e avaliar o efeito do tempo de armazenamento e do tempo de agitação na peneiração das amostras no laboratório. A partir de dois experimentos de campo foram coletadas amostras de enxurrada produzida, no primeiro, por fluxo concentrado em sulcos e, no segundo, por fluxo laminar raso sob chuva simulada. Nos dois casos o solo, um Plintossolo de textura média, foi preparado pouco antes dos testes. As partículas foram separadas em oito classes de tamanho e calculou-se o tamanho médio das partícu las, dado pelo índice D. Para amostras de enxurrada produzida por fluxo concentrado em sulcos, o índice D, obtido com a peneiração no campo foi superior ao obtido com a peneiração em laboratório (0,509 e 0,305 mm, respectivamente) e não se observou efeitos do tempo de armazenamento e de agitação das amostras na peneiração no laboratório. Para amostras de enxurrada produzida por fluxo laminar raso sob chuva simulada, não se observou diferenças significativas no tamanho médio de partículas, entre os diferentes tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1996-02-01
Como Citar
BRAIDA, J. A.; CASSOL, E. A. DISTRIBUIÇÃO DO TAMANHO DE PARTÍCULAS DO SEDIMENTO DETERMINADA A CAMPO E EM LABORATÓRIO . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 2, n. 1, p. 93-99, 1 fev. 1996.