DESEMPENHO DE FÊMEAS "THREECROSS" E HEREFORD. III. CARACTERÍSTICAS COM O TERNEIRO
Resumo
Foi estudado, por um período de seis anos, o desempenho de fêmeas "threecross" filhas de pai Nelore (N) ou A. Angus (A) e mãe 1/2 Charolês (C) Hereford (H) 1/2 Holandês (Ho) — Hereford (H) ou 1/2 Sta. Gertrudis (SG)—Hereford (H), comparadas com fêmeas Hereford (H) definidas. Todos os ventres foram inseminados com sêmen de touros Hereford. O trabalho foi desenvolvido na Estação Experimental Zootécnica de Uruguaiana, atualmente Centro de Pesquisa de Sistemas Agropecuários Integrados — Uruguaiana, RS. O peso dos terneiros ao nascer não foi afetado (P>0,05) pelo grupo genético da mãe e variou de 32,9 kg para os filhos de vacas 2/4 N, 1/4 SG e 1/4 H a 37,0 kg para os filhos das vacas 2/4 A, 1/4 Ho e 1/4 H, enquanto que os filhos de Hereford definidos apresentaram peso médio de 33,0 kg. O peso ao desmane foi afetado (P<0,05) pelo grupo genético da vaca. O menor peso (128,8 kg) foi observado para as Hereford definidas e o maior (183,1 kg) para os filhos das cruzas 2/4 N, 1/4 SG e 1/4 H. A idade do terneiro ao desmame não mostrou diferença (P>0,05) entre os diversos grupos genéticos. Nas cruzas, os terneiros com maioridade foram os filhos de vacas 2/4 A, 1/4 Ho e 1/4 H com 218,8 dias de média e os com menor idade foram os filhos das vacas 2/4 N, 1/ 4C e 1/4 H com 208,6 dias, enquanto os Hereford definidos apresentaram, em média, 209,6 dias por ocasião do desmame. Os terneiros que tiveram a raça Nelore por avô materno, apresentaram menor peso ao nascer (33,5 kg) e maior peso ao desmame (180,7 kg) (P<0,05), do que os terneiros cujo avô materno foi A. Angus; estes tiveram peso médio de 35,3 kg ao nascer e 155,0 kg ao desmame. A idade dos terneiros, ao desmame, foi algo menor para os terneiros com sangue Nelore (210,6 dias) do que os de sangue A. Angus (213,9 dias). A raça do bisavô materno não interferiu (P>0,05) em nenhuma das características estudadas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.