AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SORGO GRANÍFERO EM DIFERENTES MANEJOS DE SOLO E ÉPOCAS DE SEMEADURA EM VÁRZEA
Resumo
No ano agrícola de 1993/94, conduziu-se um experimento em planossolo da Unidade de Mapeamento Vacacaí, na área experimental do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de avaliar o desempenho, de três cultivares de sorgo granífero AG 3001, DK 48 e CS 111, em duas épocas de semeadura e em três sistemas de manejo do solo, em várzeas, como semeadura direta, convencional e subsolagem. A semeadura convencional proporcionou maiores produtividades com média de 5.729 kg/ha. As cultivares DK 48 e AG 3001 foram as mais produtivas com rendimento de grãos de 5.618 e 5.547 kg/ha, respectivamente, não diferindo entre si. A subsolagem não influenciou na produtividade de grãos, mas manteve o solo mais úmido e menos compactado. As épocas de semeadura não influenciaram no rendimento médio dc grãos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.