OCORRÊNCIA DE ENDOPARASITAS NAS FEZES DE SUÍNOS EM GRANJAS DO SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
A incidência de endoparasitas de suínos foi observada durante o verão e inverno do ano de 1991, em 21 granjas da região sudoeste do Paraná. Em cada criação foram avaliados a presença de diarréia nos leitões, coeficiente de variação do peso ao desmame (CV) e o ganho de peso médio diário (GPD) até o desmame. As amostras de fezes coletadas das matrizes e leitegadas, foram examinadas através do método de flutuação. No período do verão, os Coccídeos e Estrongilídeos foram os parasitas mais freqüentemente encontrados nas fezes de matrizes e leitões. No período de inverno, a ocorrência maior foi de Coccídeos, tanto em matrizes quánto em leitões. O GPD foi de 38g/dia inferior e o CV 12% superior em granjas positivas para Coccídeos no exame de fezes dos leitões, em relação às negativas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.