ASPECTOS BIOLÓGICOS IMPORTANTES PARA A PISCICULTURA DO GÊNERO Leporinas Spix, 1829 — UMA REVISÃO
Resumo
Neste artigo de revisão bibliográfica são relacionados dados encontrados na literatura científica e considerados importantes para o cultivo de espécies de Leporinas. O hábito alimentar constatado é do tipo onívoro. Leporinas friderici, Leporinas piau, Leporinas. obtusidens e Leporinos elongatus respondem ao estímulo de hormônios gonadotróficos existentes em extratos hipofisários, tanto industrializados (Pregnyl) como em extratos de hipófises de carpas "in natura" (BBC). Foram utilizadas de duas a três doses hormonais variando de 0,25 mg/ kg de peso corporal a 5,0 mg/kg nas fêmeas e 0,25 a 3.3 nos machos. Fêmeas de L elongatus foram cruzadas com sucesso com machos de Schizodon knerii. A Liou para o gênero variou de 12 até 21 cm. Foram capturados jovens de Lfriderici em represas, evidenciando que a espécie também pode desovar em ambientes fechados.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.