SECAGEM DE GRÃOS DE MILHO EM SECADOR DE LEITO FIXO: DANOS FÍSICOS
Resumo
Esse trabalho foi conduzido para determinar danos físicos causados pela secagem artificial de grãos de milho, empregando temperaturas de secagem de 40oC, 70oC e 100oC, e colheita com graus de umidade de 18%, 25% e 35% e correlacionar esses danos com suscetibilidade à quebra de grãos. Foi usado secador estacionário de leito fixo com vazão de ar de 15 m3/min/m2. Em cada combinação de grau umidade de colheita e de temperatura de secagem foram secados lotes de 1.400 kg, utilizando três repetições. Foram avaliados peso hectolítrico, peso de mil grãos, percentagem de grãos trincados com uma, duas e múltiplas fissuras, índice de fissuras e suscetibilidade à quebra. O índice de fissuras de grãos de milho aumenta com a elevação da umidade de colheita e da temperatura de secagem em secador de leito fixo. A incidência de grãos fragmentados no pré-processamento é influenciada pela severidade do trincamento. Índice de fissuras e incidência de grãos com múltiplas fissuras são estreitamente correlacionadas com suscetibilidade a quebras.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.