O MANEJO DAS CULTURAS INTERFERE NO ERRO EXPERIMENTAL

  • ALESSANDRO DAL 'COL LÚCIO
  • LINDOLFO STORCK
Palavras-chave: precisão experimental, prática cultural, competição de cultiVares, milho, soja, arroz, trigo, feijão, aveia.

Resumo

Com o objetivo de identificar algumas técnicas usuais de manejo que possam afetar o erro experimental, em ensaios de competição de cultivares de milho, soja, arroz, trigo, feijão e aveia, foram utilizados 1920 ensaios realizados no Estado do Rio Grande do Sul entre 1987 e 1995. Dentro de cada cultura, os ensaios foram agrupados segundo critério de manejos semelhantes. Para cada grupo foi calculado o valor do quadrado médio do erro médio, ponderado pelos graus de liberdade do erro e, com estes valores, foi aplicado o teste F para testar a homogeneidade das variâncias, tomando-se os manejos dois a dois. As avaliações dos efeitos dos manejos culturais sobre o erro experimental foram realizadas a partir de comparações entre grupos específicos. Pode-se concluir que o tratamento de sementes em soja e trigo, desbaste em milho, uso de sementes pré-germinadas em arroz, controle de insetos e de plantas daninhas, em soja, são procedimentos que, geralmente, reduzem o erro experimental, e que a adubação em cobertura em soja, e o controle de insetos em milho e trigo, aumentam, em geral, o erro experimental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-12-30
Como Citar
LÚCIO, A. D. ’COL; STORCK , L. O MANEJO DAS CULTURAS INTERFERE NO ERRO EXPERIMENTAL. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 311-316, 30 dez. 1999.