Análise de crescimento do cultivar de feijão Iraí em quatro densidades de semeadura
Resumo
O cultivar de feijoeiro comum Irai, tipo 1, foi semeado na safrinha de 2001 em Santa Maria-RS, em quatro populações de plantas (200, 300, 400 e 500 mil plantas ha'), com o objetivo de observar variações no comportamento de algumas características, através da análise de crescimento. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Foi observado que a área foliar específica da cultivar Irai eleva-se do florescimento até o início do enchimento de grãos. O incremento no índice de área foliar, a partir do florescimento, ocorre pela expansão do limbo foliar e não pelo aumento no número de folhas. O aumento no número de plantas por unidade de área acelera a senescênc ia das folhas, elevando a área foliar específica, sem influenciar o índice de área foliar. Além disso, aumenta a velocidade de cobertura do solo, melhorando a capacidade de competição do feijoeiro com plantas daninhas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.