Promoção de crescimento de híbridos de milho inoculados com rizóbios e bactérias diazotróficas associativas
Resumo
Apesar dos resultados positivos na promoção de crescimento de plantas de milho com a inoculação de bactérias diazotróficas, tem sido mostrado que existem variações nas interações entre híbridos de milho e bactérias diazotróficas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da inoculação de rizóbios, simbiontes em leguminosas, e bactérias diazotróficas associativas na promoção de crescimento de híbridos de milho. Plantas de milho de cinco híbridos cultivadas em vasos foram inoculadas com os rizóbios UFRGS Vp16 e SEMIA 222 e a combinação de três bactérias diazotróficas associativas do gênero Azospirillum (UFRGS Lg1-R, UFRGS El-S e UFRGS M-S). A inoculação das bactérias mostrou haver respostas na promoção de crescimento dependentes dos híbridos de milho. A inoculação do rizóbio UFRGS Vp16 aumentou o crescimento dos híbridos de milho 30F53, NB 7205, 30R50 e Fórmula, porém não teve efeito de promoção de crescimento sobre o híbrido de milho AS 1572. A inoculação combinada de três isolados de Azospirillum aumentou o crescimento dos híbridos de milho 30F53, NB 7205 e AS 1572, porém nos híbridos 30R50 e Fórmula não teve efeito de promoção de crescimento.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.