AÇÃO CARRAPATICIDA DO FLUAZURON, FORMULAÇÃO "POUR-ON", SOBRE O CARRAPATO BOVINO Boophilus microplus
Resumo
Avaliou-se o desempenho do Fluazuron, um acaricida com ação inibitória sobre o desenvolvimento do carrapatobovino Boophilus microplus, nas dosagens de 1 e 2 mg/kg, aplicado através de formulação "pour-on", em bovinos mantidosa campo e infestados experimentalmente. Os resultados obtidos foram comparados com um grupo de bovinos tratados com Cipermetrina, através de pulverização, e um grupo controle. As teleóginas coletadas nos grupos tratados, entre os dias +2 e+4pós-tratamento (p. t.) não demonstraram alterações morfológicas ou inibição no desenvolvimento. Entretanto, as coletadasentre os dias +7 e +35 p. t., apresentaram alterações no tamanho, na forma e no aspecto, sendo bastante sensíveis a rupturasdurante a manipulação, e em sua maioria, não efetuaram postura. O grupo tratado com Cipermetrina apresentou carrapatossobreviventes nos dias +2 e +4 p. t. (44,8 e 19,4, respectivamente), especialmente sobre o pavilhão auricular. A partir do dia+14 p. t. notou-se uma diferença significativa (P<0.05) entre o número médio de carrapatos nos grupos tratados com Fluazuron(1 mg/kg e 2 mg/kg) em comparação com o grupo controle. No dia +58 p. t., não se observou diferença significativa (P>0.05)entre o grupo tratado com Fluazuron (1 mg/kg), Cipermetrina e o grupo controle, enquanto que no grupo tratado com 2 mg/kghouve diferença, mas o número de carrapatos presentes (92) foi elevado. O grupo tratado com 2 mg/kg apresentou um númeromédio de carrapatos inferior ao grupo tratado com 1 mg/kg nas observações efetuadas entre os dias +7 e +58 p. t., sendo queno dia +25 p. t. não se observou carrapatos nos animais deste grupo. Em todos os grupos notou-se a sobrevivencia de carra-patos no pavilhão auricular durante as observações.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.