A PESQUISA COM SOJA, A SELEÇÃO DE RIZÓBIO E A PRODUÇÃO DE INOCULANTES NO BRASIL
Resumo
— O trabalho apresenta o histórico da introdução e da pesquisa com soja, seleção de estirpes e produção deinoculantes para essa leguminosa no Brasil. A mais antiga referência data de 1882. Os primeiros trabalhos experimentais eobservações foram realizados no Instituto Agronômico de São Paulo, em Campinas, no final do século passado e início do atual.A cultura estabeleceu-se no noroeste do Rio Grande do Sul, na década de 30 e os trabalhos experimentais tiveram incrementona década de 40. Variedades americanas foram introduzidas, as quais já possuíam capacidade de resposta à fixação simbiótica.O melhoramento genético iniciou-se no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Não havia'aplicação de nitrogênio mineral nostrabalhos experimentais, mas sim inoculação das sementes. Os trabalhos em rizobiologia desenvolveram-se, principalmente, noRio Grande do Sul e em São Paulo. No primeiro, desde 1950, os trabalhos basearam-se, especialmente, em seleção de estirpesda bactéria, pesquisa em fatores limitantes do solo e produção de inoculantes. As estirpes desenvolvidas no Rio Grande do Sulforam a base única, até 1992, da produção de inoculantes no País. Os fatores importantes para a expansão da cultura,produtividade e produção da soja no País foram: lançamento de estirpes eficientes de rizóbio, produção de inoculantes em largaescala, variedades de alta capacidade de resposta e correção dos fatores limitantes do solo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.