CLASSIFICAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE COMPETIÇÃO DE CULTIVARES QUANTO A SUA PRECISÃO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a distribuição das estatísticas coeficiente de variação (CV) e diferença mínima significativa (DMS) e obter os limites para um controle de qualidade dos ensaios de competição de cultivares de milho, arroz, soja, trigo, feijão, cevada, aveia, triticale e sorgo. Utilizou-se 2017 ensaios de competição de cultivares realizados no estado do Rio Grande do Sul, entre 1987 e 1995. Os valores de CV e DMS foram submetidos ao teste de Lilliefors. Os limites de classe dessas estatísticas foram estabelecidos a partir do cálculo da média e da variância das variáveis estudadas. Mediante o critério de manejos semelhantes, realizados na execução do ensaio, fez-se desmembramento dos ensaios, dentro de cada cultura avaliada. Concluiu-se que a diversidade de manejos empregados nos ensaios de competição de cultivares prejudica o controle de qualidade destes. Este controle deve ser realizado por cultura e por manejo empregado. Os limites de CV e DMS classifica- dos como muito altos são elevados, não se perdendo informações ao se descartar esses ensaios.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.