CONTRASTES ESPACIAIS DE VARIÁVEIS DA ÁGUA NO SOLO OBTIDOS POR MEDIÇÃO E MODELAGEM EM ESCALA DE CAMPO
Palavras-chave:
Física do solo, propriedades hidráulicas do solo.Resumo
A determinação de propriedades hidráulicas dos solos é um aspecto importante a se considerar na abordagem de fenômenos relacionados com a água no solo, sobretudo o comportamento destas variáveis em escala de campo, se um levantamento de dados em toda a área se faz necessário, para a alimentação de modelos e em caso de serem tratados aspectos do manejo da água. Em escala de campo é importante conhecer o comportamento espacial de propriedades hidráulicas do solo, assim como propriedades físicas relacionadas, sobretudo aquelas que são amostradas para descrição da água no solo. A dificuldade de determinações "in situ" de parâmetros hidráulicos do solo traz a simulação como uma escolha natural para o levantamento de dados em grandes áreas, ainda que como dados aproximados, considerando-se que propriedades hidráulicas apresentam, na maioria das vezes, comportamento complexo.•Um experimento foi conduzido em Angatuba (SP) (23°33'S; 48°18'W; 670m) onde uma amostragem intensiva de solo foi feita em uma malha quadrada, demarcada em 40 ha de área. Objetivou-se estudar contrastes espaciais de propriedades hidráulicas e de parâmetros físicos de fácil obtenção, relacionados com água no solo. Simulações de aspectos da água no solo foram feitas, sob utilização de modelos baseados na distribuição porosa do solo e funções de pedotransferência. Os resultados obtidos a partir de observações, na escala de campo, mostram diferenças pontuais nas características de permeabilidade, sobretudo próximo da saturação. A analise espacial revelou baixos coeficientes de variação, assim como ausência de forte autocorrelação espacial (dependência), para todas as propriedades estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.