Temperatura do solo favorável para o início da semeadura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul
Resumo
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz irrigado do Brasil, contribuindo com cerca de 60% da produç o nacional. No sistema de semeadura predominante, o convencional, as baixas temperaturas do solo consituemrse num problema no início do período de semeadura. No trabalho, teverse como objeivo caracterizar a temperatura média do solo desnudo, a 5,0 cm de profundidade, durante os meses de setembro e outubro, visando indicar os períodos favoráveis para iniciar a semeadura de arroz irrigado no Rio Grande do Sul. Foram uilizados os dados médios diários de temperatura do solo desnudo, de 30 estaç es meteorológicas tendo, a maioria delas, entre 20 e 40 anos de dados. A parir destes, foram calculadas as médias por decêndios dos meses de setembro e outubro. Usandorse os programas Idrisi e Surfer os dados foram espacializados, gerandorse um mapa para cada decêndio dos dois meses considerados. Duas classes de temperatura do solo foram estabelecidas, ou seja, menor que 20 C e maior ou igual a 20 C, sendo esta úlima usada como referência para indicar o início do período de semeadura. A temperatura do solo favorável para o início da semeadura do arroz (Ts 20 C) começa no terceiro decêndio de setembro, para apenas sete localidades (Uruguaiana, Alegrete, S o Borja, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Augusto e Taquari), mas no terceiro decêndio de outubro, ela é favorável em todo o Estado, exceto em Caxias do Sul.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.