AVALIAÇÃO DE TRÊS CULTIVARES DE COENTRO (Coriandrum sativum L.) SEMEADAS EM DUAS ÉPOCAS
Resumo
O coentro é uma planta aromática e medicinal de grande importância. Dele são comercializados os grãos e folhas, utilizados como condimento e na indústria farmacêutica. Este trabalho objetivou identificar diferenças entre cultivares e a melhor época de plantio. Os experimentos foram realizados em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. As sementes dos cultivares Verdão, Português e Nacional Palmeira foram submetidas ao teste padrão de germinação. Na avaliação de diferentes épocas de semeadura, os tratamentos foram organizados em um fatorial três cultivares x duas épocas (abril e agosto), sendo utilizado delineamento completamente casualizado, com cinco repetições. As sementes apresentaram baixo poder germinativo (19-40%). O cultivar Nacional Palmeira apresentou florescimento mais precoce e a melhor época de semeadura foi no outono. O cultivar Verdão obteve maior rendimento nas duas épocas e o cultivar Português, com dois cortes, rendeu maior número de molhos comercializáveis. Foi possível efetuar dois cortes nos cultivares, somente na semeadura do mês de abril.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.