AVALIAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS HÍDRICAS DO SOLO ARROIO DOS RATOS NA REGIÃO DE ELDORADO DO SUL, RS
Resumo
No Rio Grande do Sul, as perdas que as culturas de primavera-verão sofrem devido aos eventos de estiagem, demonstram a necessidade de estudos específicos das reais deficiências hídricas das diferentes condições do Estado, visando a recomendação da irrigação. As várzeas da Depressão Central, especificamente aquelas ocupadas com o solo Arroio dos Ratos, apresentam potencial de clima e relevo para cultivos de primavera-verão alternativos ao arroz irrigado e apresentam adaptabilidade à pratica da irrigação Assim, foram avaliadas as deficiências hidricas ocorridas em Eldorado do Sul, especificamente, no solo Arroio dos Ratos, considerando 67,71 mm de capacidade de água disponível no solo. Usando uma série homogênea de dados do período 1967-1993, foi calculada a evapotranspiração de referência e calculados o balanço hídrico médio e os balanços hidricos sedados em base decendial. As freqüências dos déficits e dos índices hídricos foram calculadas. Os resultados demonstraram a ocorrência de déficit hídrico decendial, de novembro a março, sendo que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro apresentaram deficiências hídricas severas e freqüentes. Palavras-chave: evapotranspiração, balanço hídrico.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.