AMPLIAÇÃO DO CALENDÁRIO DE SEMEADURA DA SOJA NO RIO GRANDE DO SUL PELO USO DE CULTIVARES ADAPTADOS AOS DISTINTOS AMBIENTES
Resumo
A época de semeadura é, provavelmente, a prática cultural isoladamente mais importante para a soja [Glycine max (L.) Merrill]. A melhor época de semeadura para esta oleaginosa depende, principalmente, da temperatura do solo para a germinação e emergência, da temperatura do ar durante todo o ciclo da planta, do fotoperíodo após a emergência e da umidade do solo na semeadura, na floração e no enchimento de grãos. Este estudo buscou definir um novo ajuste de época de semeadura para a soja no Estado do Rio Grande do Sul, levando em conta os elementos meteorológicos acima referidos, estádios de desenvolvimento da planta de soja e o comportamento agronômico dos cultivares presentemente indicados para cultivo. O novo calendário apresenta uma ampliação da faixa de semeadura para todas as regiões do Estado. A soja pode ser semeada desde o final do mês de setembro até 25 de dezembro, no Rio Grande do Sul. Entretanto, os maiores rendimentos são alcançados com as semeaduras de novembro.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.