AMPLIAÇÃO DO CALENDÁRIO DE SEMEADURA DA SOJA NO RIO GRANDE DO SUL PELO USO DE CULTIVARES ADAPTADOS AOS DISTINTOS AMBIENTES

  • Mimo ANTONIO BARN
  • RONALDO MATZENAUER
Palavras-chave: época de semeadura; soja; umidade do solo; temperatura do solo.

Resumo

A época de semeadura é, provavelmente, a prática cultural isoladamente mais importante para a soja [Glycine max (L.) Merrill]. A melhor época de semeadura para esta oleaginosa depende, principalmente, da temperatura do solo para a germinação e emergência, da temperatura do ar durante todo o ciclo da planta, do fotoperíodo após a emergência e da umidade do solo na semeadura, na floração e no enchimento de grãos. Este estudo buscou definir um novo ajuste de época de semeadura para a soja no Estado do Rio Grande do Sul, levando em conta os elementos meteorológicos acima referidos, estádios de desenvolvimento da planta de soja e o comportamento agronômico dos cultivares presentemente indicados para cultivo. O novo calendário apresenta uma ampliação da faixa de semeadura para todas as regiões do Estado. A soja pode ser semeada desde o final do mês de setembro até 25 de dezembro, no Rio Grande do Sul. Entretanto, os maiores rendimentos são alcançados com as semeaduras de novembro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2000-12-26
Como Citar
BARN, M. A.; MATZENAUER, R. AMPLIAÇÃO DO CALENDÁRIO DE SEMEADURA DA SOJA NO RIO GRANDE DO SUL PELO USO DE CULTIVARES ADAPTADOS AOS DISTINTOS AMBIENTES. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 6, n. 2, p. 189-203, 26 dez. 2000.