SOBRE-SEMEADURA DE AVEIA PRETA (Avena strigosa) + AZEVÉM ANUAL (Latiam multillorunt) EM CAMPO NATURAL COM E SEM O USO DE HERBICIDAS

  • ADROVANY TEIXEIRA CARVALHO
  • EDUARDO LONDERO MOOJEN
  • RODRIGO JOSEMAR SEMINOTI JACQUES
Palavras-chave: Digestibilidade in vitro da matéria orgãnica, diuron. glyphosate, matéria seca, paraquat. proteína bruta. sobre-semeadura.

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar uma pastagem de aveia preta (Avena strigosa)+ azevém (Loliunt inultillonun) introduzida por sobre-semeadura cm campo natural sem (testemunha) e com herbicidas, e observar o efeito dos herbicidas na sucessão vegetal. Os herbicidas usados foram glyphosate (540. 1080 c 1620 g/ha de i.a.). diuron + paraquat (300 g/ha de i.a. + 600 g/ha de i.a.) e paraquat (600 g/ha de i.a.). A produção de matéria seca foi maior nos tratamentos com herbicidas, mas os teores médios de proteína bruta e digestibilidade in vim) da matéria orgânica foram similares. Os tratamentos não afetaram a presença de Desmodium incanutn. O aumento da dose de glyphosate elevou a participação de Ventonia nudiflora, Ecyngium horridunt, solo descoberto e manti lho, e reduziu a de Paspalum ~atum. Os herbicidas diuron + paraquat e paraquat causaram elevação na ocorrência do &trinam notaram, diminuíram a presença do solo descoberto e mantilho, e mantiveram a de Etyngiunt horrithan. Paraguai reduziu a ocorrência de Vernonia nudiflora.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2002-12-30
Como Citar
CARVALHO, A. T.; MOOJEN, E. L.; JACQUES, R. J. S. SOBRE-SEMEADURA DE AVEIA PRETA (Avena strigosa) + AZEVÉM ANUAL (Latiam multillorunt) EM CAMPO NATURAL COM E SEM O USO DE HERBICIDAS. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 8, n. 1/2, p. 59-66, 30 dez. 2002.