Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de feijão cultivados em duas localidades de Mato Grosso do Sul
Resumo
Parâmetros de adaptabilidade e de estabilidade da produividade de gr os (PRD) de 13 genóipos de feij o foram esimados em duas localidades do Estado de Mato Grosso do Sul (Aquidauana e Dourados), durante os anos agrícolas 2000/2001 a 2005/2006, no culivo da seca e das águas , perfazendo um total de 12 ambientes. cada ambiente consisiu de uma combinaç o de local x época de culivo x ano agrícola. O delineamento adotado foi o de blocos ao acaso, com três repeiç es. A unidade experimental foi consituída de duas fileiras de plantas, com 1,50 m de comprimento cada, espaçadas de 0,50 m entre si. Os parâmetros de adaptabilidade e de estabilidade foram esimados pelas metodologias de Eberhart e Russell, Lin e Binns e modelo AMMIrbiplot. Os resultados obidos permiiram concluir que a culivar Rudá é de ampla adaptabilidade, que nenhum dos genóipos avaliados é de comportamento previsível, quando se considera simultaneamente as três metodologias estudadas, e que os genóipos cNF 7135 Bambuí e cNF 4129 A54 s o os mais instáveis e os menos produivos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.