Calcário líquido: efeito nas propriedades químicas do solo e produtividade de grãos de trigo
Resumo
Os solos do Brasil são geralmente ácidos e necessitam da correção da acidez para obtenção de altas produtividades. Para tal, o calcário moído, em pó, tem sido utilizado com eficiência há décadas. Recentemente foi lançado o calcário líquido para a correção da acidez e fornecimento de Ca2+ e Mg2+. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do calcário líquido nas propriedades químicas do solo e na produtividade de trigo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições, constituídas por parcelas de 3 x 4 m (12 m2). Os tratamentos foram as doses de 0, 5, 10, 20 e 40 L ha -1 de calcário líquido aplicado na superfície do solo, em março de 2013, via pulverizador com bico leque e vazão de 160 L ha -1 de calda. Foram avaliadas as propriedades químicas do solo após 30 dias, na camada de 0-10 cm. Foi semeado trigo, cultivar Quartzo e na colheita foram avaliados a massa seca da parte aérea das plantas, massa de 100 grãos e a produtividade de grãos em área de 2 m2. O calcário líquido, até a dose de 40 L ha -1 , não melhorou as propriedades químicas do solo e a produtividade de grãos de trigo.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.