MODELOS PARA DETERMINAÇÃO NÃO-DESTRUTIVA DA ÁREA DAS FOLHAS DO PEPINEIRO CULTIVADO EM ESTUFA PLÁSTICA
Resumo
Foram obtidos modelos para estimar a área foliar do pepineiro através das dimensõeslineares das folhas, bem como avaliar os modelos existentes na literatura obtidos em outros locais. O trabalho foi realizado no outono e na primavera de 2000, utilizando-se o híbrido "Marinda", cultivado em estufa plástica no espaçamento de 25x100 cm, com as plantas conduzidas em haste única e sustenta-das por um fio de ráfia. Mediram-se a largura máxima (L) e o comprimento (C) das folhas, e determi-nou-se a área do limbo foliar (AF) através do método dos discos. Pela análise de regressão, obtiveram-se os modelos com coeficiente de determinação (r 2) acima de 0,980. Dos modelos obtidos na literatura,apenas alguns apresentaram desempenho aceitável. Conclui-se que a área foliar do pepineiro pode serestimada, para diferentes cultivares e ambientes, a partir apenas do comprimento da folha.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.