COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS PRINCIPAIS CEREAIS DE INVERNO DO BRASIL
Resumo
O milho é o principal cereal utilizado na alimentação de suínos e aves. A oscilação de seu preço, ocorrida nos últimos anos, despertou interesse pelo uso de outros alimentos que o substituíssem. No Brasil, há pouca informação quanto à viabilidade técnica e econômica do uso de cereais de inverno como alimentação alternativa para animais. Para isso, o conhecimento da composição química é de fundamental importância no estabelecimento de formulação de rações para diferentes espécies de animais. O objetivo deste estudo foi verificar a composição química dos grãos dos principais cereais de inverno produzidos no país (aveia branca, aveia preta, centeio, cevada, triticale e trigo). Amostras dos grãos de experimento de campo instalado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, com delineamento experimental de blocos casualizados e com três repetições, foram analisadas na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, SC, em relação à matéria seca, à proteína bruta, ao extrato etéreo, à fibra bruta, à matéria mineral, aos extrativos não-nitrogenados e à energia bruta. Em relação à composição química, os resultados obtidos com os diferentes cereais de inverno foram comparativamente vantajosos em relação ao milho, fornecendo indicações de que eles apresentam potencialidade para a utilização como alternativa na formulação de rações.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.