REPERCUSSÃO DE TRATAMENTOS ACARICIDAS SOBRE INIMIGOS NATURAIS DE PRAGAS DAS PLANTAS CÍTRICAS'
Resumo
Para pesquisar a seletividade de acaricidas, sobre inimigos naturais de pragas dos citros, foi instalado em 1995 um ensaio na Estação Experimental da FEPAGRO em Viamão/RS, num pomar de cinco anos, formado por laranjeiras da variedade Valência. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos e quantidade em gramas de i. a./100 litros de água foram: fempiroximate (5); cihexatim (25); abamectim + óleo mineral (0,54 + 189); acrinatrim (0,5); amitraz (37,5); enxofre (400); fempropatrim (15) e testemunha. Nas avaliações realizadas, uma três dias antes, e aos cinco, 12, 25 e 45 dias após a pulverização, utilizando-se um coletor de sucção, sobre a copa das árvores por cinco minutos, em duas árvores por parcela. Os artrópodes benéficos capturados foram contados em laboratório, usando lupa de até 40 aumentos. Na análise dos resultadoi, o enxofre apresentou destacada seletividade para os artrópodes, enquanto que o fempropatrim, manifestou a maior toxicidade
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.