AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS EM POPULAÇÕES 113 DE AVEIA GERADAS PELA CULTURA DE TECIDOS
Palavras-chave:
Aveia, melhoramento vegetal, mutação in vitroResumo
Técnicas de cultura de tecidos têm sido empregadas para gerar mutações genéticas úteis ao melhoramento de plantas. Nesse trabalho foi avaliada a 3' geração de plantas regeneradas a partir de calos cultivados in vitro (somaclones R 3). O ensaio foi estabelecido no campo experimental da Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo. Foram semeados testemunhas. 19 O somaclones delineamento da geração experimental R3 da utilizado cultivar foi UPF o de 12 blocos e 2 somaclones casualizados da cultivar em 3 repetições CTC 2, sendo bem como as parcelas as respectivas
de 1 m 2, com 250 sementes cada (5 linhas com 50 sementes/linha). As avaliações realizadas foram em relação a dias de emergência à floração, estatura da planta, hábito de crescimento, peso do hectolitro, rendimento de grãos, peso de mil sementes e rendimento industrial. Foram observadas variações úteis nas sete características e variações negativas em 4 caraterísticas avaliadas nos somaclones da UPF-12. Todos os somaclones UPF 12 apresentaraM pelo menos alteração em uma das características avaliadas. Os somaclones da cultivar CTC 2 não apresentaram variações negativas, apresentando alterações positivas em somente 3 características (data de floração, peso do hectolitro e peso de mil sementes).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.