Homogeneidade dos totais mensais de precipitação pluvial no Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Consistência. Chuva. Série histórica.Resumo
As séries históricas de dados de precipitação pluvial podem, às vezes, não ser homogêneas. Assim, para não incorrer em erros quando de sua utilização, é importante antes determinar a sua homogeneidade. Neste trabalho, foi determinada a homogeneidade das séries históricas dos totais mensais da precipitação pluvial registrados nas estações meteorológicas pertencentes ao 8o Distrito de Meteorologia (8o DISME) e à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizados os dados de 41 estações meteorológicas pertencentes ao 8o DISME, período 1912-2008, e 22 da Fepagro, período 1957-2008. A homogeneidade foi determinada com a utilização do método das Duplas Massas e o teste de Iteração. Constatou-se que as séries históricas dos totais mensais de precipitação pluvial utilizadas foram homogêneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.