Ajustes de funções de distribuição de probabilidade à temperatura máxima do ar no Rio Grande do Sul
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar o ajuste das séries de dados de temperatura máxima do ar média decendial, de vinte e três municípios do Rio Grande do Sul, às funções de distribuições de probabilidade normal, log- normal, gama, gumbel e weibull. Aplicou-se o teste de aderência de Kolmogorov-Smirnov, nas 828 séries de dados (23 municípios x 36 decêndios) de temperatura máxima do ar média decendial, para verificar o ajuste dos dados às distribui- ções normal, log-normal, gama, gumbel e weibull, totalizando 4.140 testes. Os dados de temperatura máxima do ar média decendial se ajustam às funções de distribuições de probabilidade normal, log-normal, gama, gumbel e weibull, e apresentam melhor ajuste à função de distribuição de probabilidade normal.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.