Eficácia do praziquantel no controle ao parasito Clinostomum complanatum Rudolphi, 1918 (Digenea, Clinostomidae) em peixes da espécie Rhamdia quelen Quoy & Gaimard, 1824 (jundiá)

  • Aleksandro Schafer Silva
  • Fabio Araújo Pedron
  • Régis Adriel Zanette
  • Silvia Gonzalez Monteiro
  • João Radünz Neto
Palavras-chave: Praziquantel, Rhamdia quelen, Clinostomum complanatum

Resumo

no Brasil o gênero Clinostomum sp. tem sido alvo de estudos devido aos prejuízos econômicos acarretados pela má aparência dos peixes para comercialização. o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da medicação a base de praziquantel no tratamento de peixes Rhamdia quelen parasitados por Clinostomum complanatum. foram selecio- nados 21 peixes da espécie Rhamdia quelen parasitados por C. complanatum os quais foram divididos em sete grupos com três animais cada. os animais foram banhados em solução a base de praziquantel diluído em tanque com capaci- dade para 300 litros de água em uma concentração de 1 mg/l. para verificar o efeito nocivo do produto sobre o trema- toda foi estipulado períodos de permanência dos peixes no produto de 1, 2, 5, 10, 15 e 20 horas, sendo feitas avaliações nos dias 6, 12 e 18 após o tratamento. detectou-se uma redução significativa no número de cistos dos peixes tratados nas três avaliações feitas, sendo que os peixes imersos por 20 horas tiveram uma redução de 100% dos parasitas após 18 dias do tratamento. a droga usada foi eficaz no combate ao C.complanatum, porém as lesões teciduais ocasionada pela morte do parasito, serviram como porta de entrada para infecções secundárias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-08-20
Como Citar
SILVA, A. S.; PEDRON, F. A.; ZANETTE, R. A.; MONTEIRO, S. G.; NETO, J. R. Eficácia do praziquantel no controle ao parasito Clinostomum complanatum Rudolphi, 1918 (Digenea, Clinostomidae) em peixes da espécie Rhamdia quelen Quoy & Gaimard, 1824 (jundiá) . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 15, n. 1, p. 73-76, 20 ago. 2009.
Seção
Relato de Caso