AVALIAÇÃO DA SELETIVIDADE DE HERBICIDAS UTILIZADOS NA CULTURA DO TRIGO (Trincam aestivumL.)
Resumo
Compostos fenóxis têm sido utilizados como herbicidas na cultura do trigo há quase cinco décadas. Estes produtos apresentam modo de ação hormonal, no entanto, existem outros compostos, como bentazon, diclofop e pendimethalin, que apresentam modos de ação diferentes do acima citado e que têm sido utilizados mais recentemente. O objetivo básico deste trabalho foi avaliar a tolerância do trigo a estes herbicidas em condições de campo, mantido livre da presença de plantas daninhas. Comprovou-se que os herbicidas afetaram de forma negativa a cultivar de trigo utilizada, sendo os compostos do tipo hormonal, aplicados isoladamente ou em misturas com outros herbicidas, os que provocaram maiores danos. Para rendimento de grãos, as formulações amina e éster de 2,4-D foram equivalentes. Dentre as variáveis analisadas, as que foram mais afetadas são: altura das plantas, peso do hectolitro e rendimento de grãos. Dentre os hormonais, MCPA demonstrou ser o mais tolerado. Para a maioria das variáveis avaliadas, diclofop, pendimethalin e bentazon foram os compostos melhor tolerados pelo trigo, embora esse reduzisse sua produtividade de grãos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.