SENSIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS DE AMOSTRAS DE Pasteurella multocida ISOLADAS DE SUÍNOS COM PLEURITE
Resumo
São apresentados os resultados de sensibilidade "in vitro" a 8 antimicrobianos testados de 98 amostras de Pasteurella multocida, isoladas de pulmões de suínos com pleurite, abatidos em 4 frigoríficos do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é o de auxiliar na escolha de princípios ativos a serem usados no controle dessas enfermidades respiratórias. Os menores índices de resistência ocorreram frente ao ácido oxolínico (2,1%) e ciprofloxacina (4,2%), sendo que os maiores percentuais de resistência foram observados frente a sulfazotrim (84,7%) e gentamicina (81,7%). Todas as cepas foram sensíveis pelo menos a dois entre os antimicrobianos testados. É discutida a importância terapêutica dos resultados obtidos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.