Efeito de diferentes fontes energéticas na secagem e de tempos de armazenagem sobre as características físicas e tecnológicas de grãos de milho

  • Edar Ferrari Filho
  • Luidi Eric Guimarães Antunes
  • Arnaldo Tiecker
  • Rafael Friedrich de Lima
  • Rafael Gomes Dionello
Palavras-chave: Zea mays, GLP, Secagem solar, Ar natural, Qualidade de grãos

Resumo

O objetivo foi avaliar a qualidade física e tecnológica de grãos de milho, sendo os mesmos submetidos à secagem estacionária com diferentes fontes de aquecimento do ar. Os grãos foram oriundos de lavoura da Estação Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e secos até umidade de aproximadamente 12%, da seguinte forma: secagem com ar natural, secagem com uso de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e secagem solar. As análises de umidade, massa específica, peso de mil grãos e inteiros foram realizadas no Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Agronomia da UFRGS, provenientes de amostras coletadas após a secagem e, posteriormente, a cada três meses. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que as maiores perdas ocorreram após seis meses de armazenamento, para todos os tratamentos, em função principalmente do ataque de insetos do gênero Sitophilus, mostrando que os três combustíveis utilizados para a secagem se mostraram viáveis em termos de qualidade física e tecnológica de grãos de milho.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-12-31
Como Citar
FERRARI FILHO , E.; ANTUNES , L. E. G.; TIECKER, A.; DE LIMA , R. F.; DIONELLO , R. G. Efeito de diferentes fontes energéticas na secagem e de tempos de armazenagem sobre as características físicas e tecnológicas de grãos de milho. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 20, n. 1/2, p. 68-76, 31 dez. 2014.

Most read articles by the same author(s)