NUTRIENTES NA BIOMASSA, RENDIMENTO E QUALIDADE DE ABACAXI NA SEGUNDA COLHEITA, EM FUNÇÃO DO PREPARO DO SOLO E TÉCNICAS DE PLANTIO

  • NELSON SEBASTIÃO MODEL
  • GUIDO RENATO SANDER
Palavras-chave: Ananas comosus, manejo do solo, plantio, matéria seca, nutriente, rendimento.

Resumo

Buscando subsídios para melhor manejar o solo e a adubação para o abacaxizeiro, avaliou-se o efeito de técnicas de preparo do solo (convencional, cultivo em faixas e plantio direto) e de plantio (sulco e chuço) sobre o rendimento de biomassa, concentração e quantidade de nutrientes nela contidos, produtividade e qualidade de frutos do abacaxizeiro cv. Pérola na segunda colheita. O ensaio foi conduzido a campo entre ago./97 e jan./2000 na E E de Maquiné-RS, em Chernossolo Háplico Órtico típico. As técnicas de plantio não influenciaram as variáveis analisadas. As técnicas de preparo de solo não afetaram a produção de biomassa e a concentração de nutrientes na folha. No preparo convencional a produtividade de biomassa verde e seca e de frutos foi de 45,6, 7,4 e 14,4 t/ha e as quantidades de N, P, K, Ca e Mg nela contida foram: 99, 10, 238, 10 e 10 kg/ha, respectivamente. Mantidas as proporções de biomassa produzida e os nutrientes nela contidos, no nível tecnológico alto MODEL, 1999 no primeiro ciclo, o abacaxizeiro demandaria aproximadamente 587 kg de N e 946 kg de K O. A produtividade e a porcentagem de colheita no preparo convencional (14,35 t/ha e 51,2%) foram maiores do que no plantio direto (8,61 t/ha e 31,2 %), respectivamente. O diâmetro e o comprimento da coroa dos frutos, no preparo convencional, foram maiores do que no plantio direto, mas o comprimento dos frutos e o teor de sólidos solúveis totais, não foram afetados pelos tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2000-08-31
Como Citar
MODEL, N. S.; SANDER, G. R. NUTRIENTES NA BIOMASSA, RENDIMENTO E QUALIDADE DE ABACAXI NA SEGUNDA COLHEITA, EM FUNÇÃO DO PREPARO DO SOLO E TÉCNICAS DE PLANTIO . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 6, n. 1, p. 7-18, 31 ago. 2000.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>