Efeito do preparo de solo e de técnicas de plantio na composição botânica e biomassa de plantas daninhas no abacaxizeiro

  • Nelson Sebastião Model
  • Rodrigo Favreto
  • Alan E. C. Rodrigues
Palavras-chave: Animas comosus (Stickm.) Mem, biomassa, planta daninha, plantio, preparo de solo

Resumo

As recomendações para controlar plantas daninhas no abacaxizeiro são feitas para solos preparados convencional- mente, mas o uso de outros preparos afeta a flora daninha e a recomendação de herbicidas. Na FEPAGRO Litoral Norte, Maquiné-RS (lat.29°54S, long. 50°190, alt. 38m, ppt. 1659 mm anuais) em ensaio a campo em Chemossolo Háplico 'ártico típico, nas parcelas principais, aplicou-se três preparos de solo - convencional, cultivo em faixas e plantio direto e, nas subparcelas, duas técnicas dc plantio - sulco e chuço. As plantas espontâneas foram identificadas antes do plantio (ago./97) e as plantas daninhas em nov/97, data em que a biomassa seca foi quantificada. Antes da aplicação dos tratamentos foram identificadas 9 espécies espontâneas e, três meses depois, a biomassa seca não foi afetada pelos tratamentos, mas o número de plantas daninhas aumentou (21), devido a mudança de estação e ao revolvimento do solo, que estimulou à germinação de sementes no cultivo cm faixas e no convencional. Digitaria horizontalis, Paspalum notatum, Ageratum conyzoides e Cynodon ocorreram cm todos os tratamentos e produziram 95,3% da biomassa seca total. Em Maquiné foram encontradas 9 espécies (89%) das principais plantas daninhas do abacaxizeiro cultivado no mundo e 14 (66%) das mais comuns na cultura no nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-12-20
Como Citar
MODEL, N. S.; FAVRETO, R.; RODRIGUES, A. E. C. Efeito do preparo de solo e de técnicas de plantio na composição botânica e biomassa de plantas daninhas no abacaxizeiro. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 12, n. 1/2, p. 57-64, 20 dez. 2006.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>