SENSIBILIDADE DE GENÓTIPOS DE AVEIA (Avena saliva L.) NA PRIMEIRA GERAÇÃO APÓS TRATAMENTO DE SEMENTES COM AGENTES MUTAGÊNICOS

  • JEFFERSON LUÍS MEIRELLES COIMBRA
  • FERNANDO IRAJÁ FELIX CARVALHO
  • FERNANDO LUÍS CAPRIO COSTA
  • SIMONE ALVES SILVA
  • NOELI J. S. VASCONCELLOS
  • CLAUDIR LONRECETTI
  • ALTAIR D.R. FAES
Palavras-chave: melhoramento genético, mutagênese, efeitos fisiológicos.

Resumo

Contribuição relevante' para o melhoramento genético de aveia é a possibilidade da utilização de mecanismos queincrementem a variabilidade genética. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar a sensibilidade de genótipos fixos de aveiahexaplóide quanto ao emprego de agentes mutagênicos. Dois mutagênicos químicos, etilmetanossulfonato (EMS) emetilmetanossulfonato (MMS), e um físico (raios gama), em três doses, foram testados para quatro genótipos. O delineamentoexperimental utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições, sendo a unidade experimental composta por uma caixagerbox com papel germiteste e 100 sementes. As médias foram comparadas pelo teste de Scheffé. Os dados apontaramdecréscimo linear dos caracteres germinação e comprimento da raiz com o aumento da dose do mutagênico. Apenas o efeitolinear do mutagênico EMS foi significativo. Dentro do intervalo estudado (0-3%) a germinação diminuiu (b= -1,03) com oaumento da dose do EMS. A radiação gama reduziu acentuadamente o comprimento da raiz (b= -4,72), comparativamente aosdemais agentes mutagênicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-08-31
Como Citar
COIMBRA, J. L. M.; CARVALHO, F. I. F.; COSTA, F. L. C.; SILVA, S. A.; VASCONCELLOS, N. J. S.; LONRECETTI, C.; FAES, A. D. SENSIBILIDADE DE GENÓTIPOS DE AVEIA (Avena saliva L.) NA PRIMEIRA GERAÇÃO APÓS TRATAMENTO DE SEMENTES COM AGENTES MUTAGÊNICOS. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 1, p. 34-53, 31 ago. 1999.

Most read articles by the same author(s)