COEFICIENTES DE TRILHA, CORRELAÇÕES CANÔNICAS E DIVERGÊNCIA GENÉTICA: II. ENTRE CARACTERES PRIMÁRIOS E FITOSSANITÁRIOS EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO PRETO (Pha

  • JEFFERSON LUÍS MEIRELLES COIMBRA
  • SILVANA MANFREDI MEIRELLES COIMBRA
  • FERNANDO IRAJÁ FELIX CARVALHO
  • ANTÔNIO COSTA OLIVEIRA
Palavras-chave: hibridação artificial, variabilidade genética, doença-feijão, componentes do rendimento

Resumo

Vinte e cinco genótipos de feijão foram avaliados em Lages/SC, através de sete caracteres de importância agronômica sobre a produtividade de grãos por unidade de área. O experimento, em blocos casualizados com três repetições, foi conduzido no período de safra (novembro a janeiro) do ano agrícola de 1995/96. Os objetivos do trabalho foram: 1) estimar os efeitos diretos e indiretos entre os caracteres primários do rendimento de grãos e fitossanitários, através da análise de trilha; 2) determinar a intensidade de associação entre os componentes primários do rendimento de grãos e as principais doenças de feijão; 3) computar a divergência genética de vinte e cinco genótipos de feijão preto, através da estatística de Mahalanobis. O primeiro grupo de variáveis (componentes primários) era formado pelo número de legumes por planta, número de grãos por legume e peso de mil grãos; o segundo grupo (componentes secundários), pelos caracteres fitossanitários como antracnose da folha, antracnose do legume, bacteriose da folha e ferrugem da folha. Pela análise das correlações canônicas, ficou evidenciada a importância dos componentes fitossanitários sobre os primários. Os resultados obtidos pela análise de trilha revelaram a importância dos caracteres número de legumes por planta e peso de mil grãos, uma vez que os mesmos apresentaram os maiores efeitos diretos e alta correlação fenotípica com o rendimento de grãos. A estatística de Mahalanobis possibilitou identificar os genótipos de feijão preto quanto ao grau de similaridade genética. Ficou evidenciada ampla variabilidade genética para todos os caracteres avaliados, principalmente, para o número de legumes por planta, ferrugem da folha e número de grãos por legume, comparativamente. Devido a ampla variabilidade genética detectada, o emprego de genótipos de feijão, distante geneticamente, em programas de melhoramento que utilizam a hibridação artificial, certamente não levaria a um estreitamento da base genética (erosão genética).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1998-12-26
Como Citar
COIMBRA, J. L. M.; COIMBRA, S. M. M.; CARVALHO, F. I. F.; OLIVEIRA, A. C. COEFICIENTES DE TRILHA, CORRELAÇÕES CANÔNICAS E DIVERGÊNCIA GENÉTICA: II. ENTRE CARACTERES PRIMÁRIOS E FITOSSANITÁRIOS EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO PRETO (Pha. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 4, n. 2, p. 195-201, 26 dez. 1998.