Efeito de deslocamento da semeadora e do tipo de disco dosador de sementes no estabelecimento e produtividade do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor L. Moench)

  • Henrique Debiasi
  • Jorge Dubal Martins
  • Evandro Luiz Missio
Palavras-chave: população de plantas, qualidade de semeadura, forrageiras.

Resumo

Objetivando verifi car o efeito de diferentes velocidades de deslocamento da semeadora (3, 5 e 7 km/h) e tipos de disco perfurado horizontal (furos laterais e furos circulares) no estabelecimento e produtividade do sorgo forrageiro, conduziu-se um experimento em blocos ao acaso com três repetições. A população de plantas foi menor nas maiores velocidades e para o disco com furos circulares. A distribuição das plantas foi afetada pela velocidade de semeadura. O aumento da velocidade diminuiu a altura e a produção de massa seca de sorgo forrageiro aos 60 dias após a semeadura, não infl uenciando a produção total de massa seca (sorgo e invasoras). A produtividade de sementes decresceu linearmente com o aumento da velocidade, sendo menor para o disco de furos circulares. O melhor desempenho na semeadura de sorgo forrageiro foi obtido com a utilização do disco de furos laterais e velocidade de deslocamento de 3 km/h.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2005-12-20
Como Citar
DEBIASI, H.; MARTINS, J. D.; MISSIO, E. L. Efeito de deslocamento da semeadora e do tipo de disco dosador de sementes no estabelecimento e produtividade do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor L. Moench). Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 11, n. 1/2, p. 23-30, 20 dez. 2005.

Most read articles by the same author(s)