Desempenho de genótipos de trigo em dois ambientes no Estado de São Paulo
Resumo
Compararam-se vinte genótipos de trigo, em experimentos instalados em condição de sequeiro e solo ácido de Capão Bonito, e em condição de irrigação por aspersão e solo corrigido com calcário de Tatuí, no ano de 2007. Analisaram-se produtividade de grãos, tolerância ao alumínio em soluções nutritivas, no laboratório e outras características agronômicas. A linhagem 6, tolerante à toxicidade de Al3+, sobressaiu-se quanto à produtividade de grãos, apresentando plantas de porte semi- anãs e resistentes ao acamamento em Capão Bonito. Em Tatuí, a linhagem 18 mostrou maior produtividade de grãos e todos os genótipos apresentaram plantas de porte semi-anão, sendo as linhagens 3 e 20 resistentes ao acamamento. Quanto à ferrugem-da-folha, para ambos os experimentos, as linhagens 12, 16, 17 e 20 foram imunes. Os genótipos mais produtivos em condições de sequeiro e solo ácido foram tolerantes à toxicidade de alumínio em soluções nutritivas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.