EFEITO DE INSETICIDAS SOBRE PREDADORES E PARASITÓIDES DE PRAGAS DE SOJA
Palavras-chave:
Glycine mar, lagarta da soja, percevejo.Resumo
Um experimento foi instalado para avaliar o efeito de alguns inseticidas químicos e biológicos sobrepredadores e parasitóides de pragas de soja, utilizando-se o delineamento de blocos ao acaso com três repetições,e parcelas medindo 100 m x 100 m. Os tratamentos consistiram em duas aplicações de inseticida, sendo a primeira paracontrole da lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) e a segunda para o controle de percevejos (Nezara viridula,Piezodorus guildinii e Euschistus heros). Os inseticidas e doses (g i.a./ha) utilizados (1". e 2°. aplicação) foram: 1.endossulfan (210/525); 2. lambda-cialotrina (4,5/9); 3. monocrotofós (96/180); Baculovirus anticarsia (24g formulado)/monocrotofós (120) + NaCI (0,5%). O método do choque foi utilizado para amostrar a população de artrópodos,aplicando-se um inseticida de latgo espectro (diclorvos) sobre a área a amostrar, coletando os insetos mortos sobreum plástico, colocado entre as linhas de soja, e transportando os insetos para o laboratório, onde foi procedida aidentificação dos mesmos. Todos os inseticidas reduziram o número de predadores, dois dias após a aplicação paracontrole de percevejos; porém, 26 dias após a primeira aplicação, apenas lambda-cialotrina reduziu a população depredadores, em relação à testemunha,. O índice de determinação dos dípteros parasitóides, contrastado com o totalde dípteros, foi de Ia = 0.99, significando que a variação dos grupos tem causa comum. As populações de parasitóidese os índices de parasitismo não foram afetados pelos tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.