Diretrizes Éticas e Políticas Editoriais

POLÍTICAS EDITORIAIS E NORMAS ÉTICAS DA REVISTA

 A revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG) baseia suas normas e políticas éticas nas diretrizes do Committee on Publication Ethics - COPE (https://publicationethics.org/).

 

Revisão editorial e aceitação

Os critérios de aceitação para todos os artigos são a qualidade e originalidade da pesquisa e sua importância para os leitores do periódico. Os manuscritos são revisados pelo sistema duplo-cego, no qual nem os revisores nem os autores conhecem suas identidades. 

Os artigos só serão enviados para revisão se o Editor-Chefe e/ou Editor-Adjunto determinar que o artigo atende aos requisitos de qualidade e relevância adequados.

As decisões de aceitar ou rejeitar um artigo para publicação deverão ser baseadas apenas na importância do artigo e relevância para o escopo da revista, originalidade e clareza, e principalmente, material e métodos robustos. 

Todo o processo editorial, desde a submissão dos manuscritos até a publicação só acontece via sistema OJS, em: 

 http://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag. Não serão aceitas submissões enviadas por e-mail.

 

Ética de Publicação

A revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG) baseia suas políticas editoriais nas diretrizes do Committee on Publication Ethics - COPE (https://publicationethics.org/guidance/Guidelines).

A PAG preza por uma avaliação científica inicial do manuscrito, independente da origem geográfica do autor, posicionamento político-ideológico, crença religiosa, do gênero e origem étnico-racial. 

Os manuscritos submetidos à PAG passarão por um detector de plágio/autoplágio antes da revisão por pares, ou a qualquer tempo durante o processo editorial. Para verificar similaridade com outras publicações, os editores farão uso do software CopySpider. Não serão aceitos manuscritos com mais de 10% de similaridade com outras publicações, podendo estas submissões serem rejeitadas a qualquer tempo do processo editorial.

Os artigos estão disponíveis em acesso aberto no endereço eletrônico do periódico.

A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

 

Diretrizes de má conduta

A PAG publicará, sempre que necessário, erratas, retratações e manifestações de preocupação sobre material publicado.  Quaisquer infrações éticas serão analisadas criteriosamente pela Equipe Editorial.

São exemplos de má conduta, mas não só, “fatiar”, falsificar ou fabricar dados, copiar textos não autorizados ou não referenciados. Suspeitas de infrações éticas podem ser comunicadas por qualquer pessoa a qualquer tempo, através do e-mail pag@agricultura.rs.gov.br.

 

Reclamações e recursos

A Revista PAG está à disposição para quaisquer reclamações contra a revista, sua equipe, conselho editorial ou editora, através do e-mail pag@agricultura.rs.gov.br.

 

Discussões e correções pós-publicação

A PAG está implementando em seu sistema o CrossMark, que permite que mecanismos de correção, revisão ou retratação dos artigos sejam realizados com transparência após a publicação. 

 

Políticas de confidencialidade

Ao concordar com a revisão do manuscrito da PAG, os revisores aceitam manter confidencialidade do conteúdo do manuscrito. Bem como, concordam em não repassar ou envolver outras pessoas no processo de revisão. 

 

Políticas de ética em pesquisas com seres humanos ou animais

A Revista PAG somente aceitará submissões com o número de aprovação do Comitê de Ética relativo a estudos que envolvam seres humanos, inclusive em estudos com questionários. De igual forma, em caso de estudos com animais de experimentação e/ou organismos geneticamente modificados, os autores deverão incluir na declaração, sob sua inteira responsabilidade, que o trabalho possui autorização pelas Comissões de Ética e/ou Biossegurança e/ou Comitê de Ética em Pesquisa, juntamente com o número de aprovação.

O nome do órgão/Comitê que deu a aprovação, deve ser incluída na seção Material e Métodos do manuscrito. Os autores também devem indicar se os experimentos foram realizados de acordo com as diretrizes institucionais e nacionais relevantes para o cuidado e uso de animais de laboratório.

Se nenhuma aprovação de ética for necessária, por exemplo, se o artigo for uma revisão, isso deve ser declarado na Cover Letter.

http://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/etica 

 

Conflito de interesses

A revista exige que todos os autores divulguem quaisquer fontes potenciais de conflito de interesses. Qualquer interesse ou relacionamento, financeiro ou de outra forma, que possa ser percebido por influenciar a objetividade e imparcialidade de um autor é considerado uma fonte potencial de conflito de interesses. Devem ser divulgados quando diretamente relevantes ou diretamente relacionados ao trabalho que os autores descrevem em seu manuscrito. 

 

Publicações da Equipe Editorial

É permitida a submissão de manuscritos pelos membros da equipe editorial da PAG. Toda e qualquer submissão será tratada de forma independente do autor/editor, que passa, nesse caso a ser tratado como autor no processo. O Sistema OJS da PAG veta qualquer participação de autores no processo de revisão por pares, garantindo um processo imparcial nestes casos. 

http://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/diretrizes_editorial

 

Financiamento

Os autores devem listar todas as fontes de financiamento na seção Agradecimentos. Os autores são responsáveis ​​pela exatidão da designação de seus financiadores. 

 

Autoria

Todos os autores devem ter contribuído com o trabalho, de forma a justificar seu nome na autoria do manuscrito. 

As contribuições de qualquer pessoa que não atenda aos critérios de autoria devem ser listadas, com a devida permissão na seção de Agradecimentos.

A revista solicita que o ORCID dos autores seja enviado na Cover Letter. O ID de ORCID pode ser encontrado em https://orcid.org/.

 

Responsabilidade dos Autores

Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito. Os autores se responsabilizam pelo envio de manuscrito original, que não foi publicado anteriormente nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico.

Devem deixar claro se há conflito de interesse. Todos autores listados como co-autores estão cientes do trabalho e concordam com seu conteúdo, submissão e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para a PAG.

O autor deve explicitar que utilizou práticas éticas (nacionais e/ou internacionais) durante a experimentação ou condução do seu trabalho, incluindo parecer do respectivo Comitê de ética (quando for o caso). Essa informação deve constar no manuscrito (Material e Métodos) de igual forma, tornando a informação transparente.

Após a publicação dos manuscritos no site da PAG, tanto autores como a PAG têm direito de publicar os artigos e indexar em bases de dados.

 

Responsabilidades dos Editores

Os editores têm o compromisso de empenhar esforços para manter a qualidade da revista, de seu conteúdo bem como suas diretrizes éticas e demais normas. 

Os editores devem tomar decisões justas e imparciais, estar atentos caso os textos científicos que agridam, ofendam ou hostilizam qualquer posicionamento de gênero, ideológico, étnico-racial, cultural ou ambiental. Esses casos devem ser informados ao Editor-chefe imediatamente. Devem se declarar impedidos de conduzir o processo editorial de um manuscrito caso ocorra qualquer conflito de interesses.

É responsabilidade dos editores que o processo editorial seja imparcial. Os editores têm a responsabilidade de garantir o sistema de revisão duplo-cego.

Os editores não serão remunerados por sua participação na equipe Editorial, sendo este um trabalho cientificamente relevante e de participação ad hoc. De igual forma, não podem fazer nenhum tipo de cobrança por parte dos autores para publicação dos manuscritos, uma vez que a PAG não exige taxas de publicação ou tramitação.

 

Responsabilidades dos Revisores

Os revisores devem tecer seus pareceres de forma cordial, na intenção de colaborar com os autores em melhorias nos manuscritos, mesmo que a recomendação seja de rejeição. Devem aceitar ser pareceristas em manuscritos que possuam qualificação para julgar de forma criteriosa.

Os revisores devem estar atentos caso os textos científicos que agridam, ofendam ou hostilizam qualquer posicionamento de gênero, ideológico, étnico-racial, cultural ou ambiental. Esses casos devem ser informados ao Editor-chefe imediatamente. Informar também suspeitas de violações e má-conduta.

Devem fazer seus comentários no texto sem que seu nome ou sua instituição possam ser identificados, garantindo o processo duplo-cego. Assim como devem indicar potencial conflito de interesse (ou interesses concorrentes) do revisor em relação ao manuscrito.

É ideal que o revisor atenda aos prazos da revista, e em caso de atrasos, comunique o Editor de seção. 

É responsabilidade do revisor manter a imparcialidade e confidencialidade do conteúdo do manuscrito, bem como não repassar o manuscrito para outras pessoas.

Os revisores serão incluídos na lista anual de revisores da revista. Podem, a pedido, receber uma carta de agradecimento formal do Editor-chefe, além do que recebem pelo sistema OJS.

 

Políticas de retratação

Em breve, a  PAG estará implementando o CrossMark em suas publicações.

http://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/retratacao