Avaliações de qualidade durante o armazenamento de grãos de milho submetidos à secagem intermitente em três temperaturas do ar (60, 70 e 80°C)

  • Edar Ferrari Filho Ferrari Filho
  • Rafael Friedrich de Lima
  • Rafael Gomes Dionello Dionello
Palavras-chave: Zea mays, Perdas qualitativas, Perdas quantitativas, GLP, Secagem de grãos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade química de grãos de milho, sendo os mesmos submetidos à secagem intermitente com diferentes temperaturas do ar, e armazenados por nove meses. Os grãos foram colhidos com umidade de 17,9%, oriundos de lavoura da Estação Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e secos até umidade de aproximadamente 13%, utilizando secador intermitente com uso de GLP nas temperaturas do ar de 60, 70 e 80oC. Foram realizadas análise física de umidade e químicas de proteína bruta, lipídeos, cinzas, carboidratos e acidez do óleo, no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS, provenientes de amostragem realizada após a secagem, e a cada três meses por até nove meses de estocagem. A secagem intermitente em temperaturas do ar de até 80oC não causa danos imediatos qualitativos aos grãos de milho. As perdas de qualidade foram maiores após seis meses de armazenamento. Os grãos secados com temperatura de 80oC apresentou as menores perdas qualitativas durante os nove meses de armazenamento. O teor de lipídeos foi o constituinte químico que mais se degradou durante o armazenamento. Quanto maior o tempo de secagem, maior é o dano latente na qualidade química dos grãos de milho durante o armazenamento. Quanto maior a umidade dos grãos durante o armazenamento, maiores são as perdas de qualidade desses grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-12-31
Como Citar
FERRARI FILHO, E. F. F.; DE LIMA, R. F.; DIONELLO , R. G. D. Avaliações de qualidade durante o armazenamento de grãos de milho submetidos à secagem intermitente em três temperaturas do ar (60, 70 e 80°C). Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 20, n. 1/2, p. 59-67, 31 dez. 2014.