PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL MENSAL IGUAL OU MAIOR QUE A EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL PARA A ESTAÇÃO DE CRESCIMENTO DAS CULTURAS DE PRIMAVERA-VERÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

  • ANA MARIA HEUMINSKI AVILA
  • MOACIR A. BERLATO
  • JOÃO BAPTISTA SILVA
  • DENISE CYBIS FONTANA
Palavras-chave: Precipitação pluvial., Probabilidade., Culturas.

Resumo

O  estado do Rio Grande do Sul produz cerca de 25% da produção nacional de grãos. Com exceção do arroz, praticamente todas as outras culturas produtoras de grãos são feitas sem irrigação c, portanto, dependentes da precipitação pluvial. Uma maneira simples de avaliar a disponibilidade hídrica climática é através da comparação da precipitação pluvial com a evapotranspiração potencial. Este trabalho teve por objetivo calcular a probabilidade de ocorrência de precipitação pluvial igual ou maior do que a evapotranspiração potencial mensal média para a estação de crescimento das culturas de primavera-verão do Estado (setembro a maio). O estudo baseou-se em 27 estações meteorológicas, com séries históricas homogêneas, bem distribuídas em todo o Estado e com período de observação variando entre 49 a 78 anos. A probabilidade da precipitação pluvial mensal superar a evapotranspiração potencial decresce ã medida que se aproxima o verão. Nos meses mais críticos para as culturas dc primavera-verão em relação à água (dezembro, janeiro e fevereiro) essa probabilidade é igual ou menor do que 60% cm grande parte do Estado, incluindo as principais regiões produtoras de grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1995-11-23
Como Citar
HEUMINSKI AVILA, A. M.; BERLATO, M. A.; SILVA, J. B.; FONTANA, D. C. PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL MENSAL IGUAL OU MAIOR QUE A EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL PARA A ESTAÇÃO DE CRESCIMENTO DAS CULTURAS DE PRIMAVERA-VERÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 2, n. 2, p. 149-154, 23 nov. 1995.