ZONEAMENTO DE RISCOS CLIMÁTICOS PARA A CULTURA DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL

  • GILBERTO ROCCA CUNHA
  • JOÃO CARLOS HAAS
  • EDUARDO DELGADO ASSAD
Palavras-chave: zoneamento agrícola, época de semeadura, geada, chuva, modelagem e simulação, geoprocessamento, Triticum aestivum L.

Resumo

A variabilidade climática constitui-se em fator de risco à atividade agrícola. No sul do Brasil destacam-se, comoprincipais riscos climáticos à cultura de trigo, as geadas no período da antese e os excessos de chuva no momento da colheita.Com base nisto, este estudo de zoneamento de riscos climáticos envolveu a integração de técnicas de modelagem e simulaçãode culturas, e ferramentas de geoprocessamento para indicar as áreas com menores chances de riscos à cultura de trigo no RioGrande do Sul, conforme a época de semeadura. Assim, pela análise das cartas de riscos, constatou-se que há variabilidade, emtermos de níveis de riscos climáticos à triticultura gaúcha, dependendo da região do Estado e da época de semeadura. Atravésdo cruzamento das cartas de riscos de geada, na floração, e de excesso de chuva, no momento de colheita, foi possível definir,para cada local do Estado, períodos para a semeadura de trigo em que os níveis de riscos, em 80% dos anos, ficassem abaixo dasituação de alto risco e fossem minimizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-08-31
Como Citar
CUNHA, G. R.; HAAS, J. C.; ASSAD, E. D. ZONEAMENTO DE RISCOS CLIMÁTICOS PARA A CULTURA DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 1, p. 55-62, 31 ago. 1999.

Most read articles by the same author(s)