BIOMASSA E ÁREA FOLIAR EM MUDAS DE Eucalyptus citriodora E Eucalypus grandis, EM RESPOSTA A DIFERENTES TEORES DE ÁGUA NO SOLO E CONVIVÊNCIA COM Brachiaria brizantha

  • WILSON SILVA
  • ANTÔNIO ALBERTO SILVA
  • TOCIO SEDIYAMA
  • ANTÔNIO AMÉRICO CARDOSO
Palavras-chave: eucalipto, produtividade.

Resumo

Avaliou-se os efeitos da interferência de Brachiaria brizantha sobre a produção de biomassa e área foliar de mudasde Eucalyptus citriodora e E. grandis, cultivadas em solos com diferentes teores de água, em condições de casa de vegetação. Odelineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, em arranjo fatorial (2x3x4): duas espécies de eucalipto(E. citriodora e E. grandis), três teores de água (20, 23 e 26% em massa), quatro populações de B. brizantha (0, 1, 2 e 3 plantas/vaso). O teor de umidade no solo dos vasos foi mantido constante até a colheita do experimento, realizada aos 70 dias após otransplante das mudas. B. brizantha influenciou, negativamente, o desenvolvimento das mudas de E. citriodora e E. grandis,cultivadas nos três teores de água. Todavia, este efeito foi maior quando os cultivos foram realizados em condições ótimas deágua (26%), principalmente em presença de duas a três plantas de B. brizantha. E. citriodora mostrou-se mais sensível âinteração dos teores de água e população de B. brizantha que E. grandis.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-08-31
Como Citar
SILVA, W.; SILVA, A. A.; SEDIYAMA, T.; CARDOSO, A. A. BIOMASSA E ÁREA FOLIAR EM MUDAS DE Eucalyptus citriodora E Eucalypus grandis, EM RESPOSTA A DIFERENTES TEORES DE ÁGUA NO SOLO E CONVIVÊNCIA COM Brachiaria brizantha. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 1, p. 29-36, 31 ago. 1999.